Noticias


Professor Heraldo Cañizo participa do programa Argumento.

16/01/2018


Foto

Nesta segunda-feira, 15/01, o professor e diretor do Sistema de Ensino Universo Heraldo Cañizo foi entrevistado pelo jornalista Mauro Bona, no programa Argumento. Durante a conversa, o educador respondeu a várias perguntas referentes a diversos assuntos, entre os quais sobre o novo material didático oferecido pela escola, o Ari de Sá, um dos melhores do Brasil. Esteve também na pauta da entrevista, a parceria com o tradicional Colégio Moderno, que a partir de 2018 será administrado pelo Colégio Universo, contando com todo know how dessa que é uma das maiores instituições de ensino do nosso Estado. Outro assunto apresentado aos telespectadores, foi a fundação do Universo Marabá em 2016; destacou-se apretensão de abertura de novas unidades nos próximos 5 anos. Para finalizar, o professor afirmou que o Universo continuará desenvolvendo um trabalho de vanguarda na educação paraense.

     


Alunos da unidade da Castelo têm intervalo interativo

14/11/2017


Foto

Os alunos do Ensino Fundamental II e Médio da unidade da Castelo aproveitaram um intervalo bem animado nesta terça-feira, 14. Este momento mais interativo faz parte das ações do projeto Uni+.

Dj, muita música, selfies e até um coro de alunos cantando “parabéns pra você” foi um presente não só para os aniversariantes do mês. “Queria agradecer a todo mundo que cantou parabéns pra mim. Ao colégio que me proporcionou esta surpresa, porque eu não esperava. É o meu primeiro ano aqui e pretendo ficar até o convênio. Já tenho amigos que eu quero levar para o resto da vida”, declarou Emanuel Vitor que está fazendo 15 anos.

Prova que este momento gera mesmo interação, Giovanna Pamplona, aluna do Ensino Médio disse que foi avisada pelos amigos deste intervalo. “Eu estava na Mundurucus, quando meus amigos me chamaram para vir para o pátio da Castelo. E eu estou gostando muito, porque é um momento bem bacana para desestressar”, afirmou Giovanna.

O projeto Uni+ desenvolve várias ações durante o ano todo e uma delas é este intervalo mais descontraído. “É preciso sair um pouco da sala de aula e fazer com o que o aluno participe de uma forma mais lúdica dessa interação escola, conhecimento, entretenimento. Escola não é somente sala de aula”, explicou o coordenador pedagógico Marcos Freire.

Para o ano que vem, os alunos já podem esperar por mais novidades. “As ações do Uni+ foram intensificadas este final de ano para que, em 2018, este evento seja de responsabilidade dos próprios alunos: feito de alunos para alunos”, adiantou o coordenador pedagógico.

Que tal já ir pensando em algo para o próximo ano?


Texto: Fernanda Libdy


     


Todas as unidades do Universo realizam revisão para o ENEM

11/11/2017


Foto

A última prova para o ENEM 2017 será neste domingo, dia 12, por isso, os alunos de todas as unidades do colégio Universo no Pará tiveram revisões para tirar suas dúvidas e ficar tranquilos para as provas.

No primeiro dia deste mês, alunos do Universo de Canaã tiveram uma “Super Revisão ENEM Universo”. Com o tema de Halloween, a revisão começou às 19h e foi até meia-noite e não teve nada de assustadora, pelo contrário. Na aula estavam todos os alunos do 3º ano; os professores fizeram aulas interdisciplinares, dando dicas e tirando todas as dúvidas dos alunos.

Professores e alunos fizeram uma pausa e produziram música ao som de violão, guitarra e outros instrumentos. Para ajudar a relaxar ainda mais, o professor de Educação Física fez uma sessão de alongamento com os alunos. O evento foi coordenado pela professora de Língua Portuguesa Samanta Mendes. “Foi um momento de diversão, estudo e motivação aos alunos que realizarão as provas do Enem”, afirmaram os realizadores do aulão no colégio Universo de Canaã.


Na unidade de Marabá, o evento ocorreu nesta sexta-feira, dia 10, em um cinema da cidade e contou com a presença de 240 alunos. Os professores de biologia, matemática, física e química tiraram as últimas dúvidas dos estudantes, já que a prova deste domingo abordará estas disciplinas.

Até o dia 28 de outubro, esta unidade também realizou os aulões interativos, para que os alunos pudessem estudar e também relaxar até esta última revisão. A organização desta última revisão, realizada na sexta-feira, teve um certo cuidado na escolha do local, queriam que fosse fora do ambiente escolar para que os alunos pudessem se socializar melhor. “Queremos que eles estejam tranquilos para a prova de domingo; confiantes e descansados para conquistarem suas vagas”, afirmou a organização dos aulões em Marabá.

Em Belém, além do dia motivacional e de relaxamento “Tensão pré-Enem? Neste sábado, não!”, que antecedeu o primeiro domingo de exame, também teve o último Aulão Enem 2017 neste sábado, dia 11, na quadra da Serzedelo.

Com a participação dos professores de biologia, matemática, física e química, foram tiradas as últimas dúvidas e dada várias dicas para os alunos se sentirem ainda mais confiantes. Também teve música e interação com os professores e entre os próprios vestibulandos.

Para este domingo de ENEM, todos do Sistema de Ensino Universo desejam uma excelente prova, afinal, seus alunos estão muito bem preparados para realizá-la.


Texto: Fernanda Libdy


     


Alunos da unidade Serzedelo têm intervalo diferente nesta quinta-feira

09/11/2017


Foto

Os alunos do colégio Universo da unidade Serzedelo têm intervalo diferente nesta quinta-feira, dia 09. Com um DJ tocando músicas bem conhecidas dos alunos, o intervalo que dura 20 minutos, teve um acréscimo de 10 minutos para que meninos e meninas do ensino fundamental II e ensino médio aproveitassem melhor o momento para interagir.

Renata Negrão, coordenadora pedagógica, afirma a importância destes momentos de lazer para os alunos. “A nossa juventude de hoje precisa desses momentos (de descontração). É complicado deixar este aluno somente dentro de sala de aula. A gente precisa realizar estes tipos de atividades para eles estarem interagindo, socializando. De vez em quando, eles precisam extravasar”, declarou a coordenadora.

Os alunos dançaram, conversaram, lancharam e aprovaram a surpresa. “(A surpresa) começou quando nos liberaram mais cedo. Então, quando vimos, tinha o equipamento de som montado. Eu pensava que ia tocar alguma música da escola, mas quando comecei a ouvir, o som era outro... Estou curtindo muito”, aprovou Marcela Lago de 14 anos. Rhara Morenno, 13 anos, foi outra aluna que, juntamente com suas amigas, elogiou a iniciativa. “Está muito legal. Adorei o novo jeito para entreter a gente”, disse Rhara.

João Eduardo Martins era outro aluno que aproveitou o intervalo e a música para para fazer uma roda e dançar com os amigos. “Estou gostando muito. ‘Até porque’ estamos em semana de prova, então, este momento ajuda a gente a desestressar”, explicou João.

Geane Torre de 14 anos também falou das “estressantes” semanas de provas. “É bom para relaxar, porque daqui a duas semanas vamos ter provas. Quero mais!”, solicitou a aluna.

Atendendo a pedidos, Renata Negrão da coordenação pedagógica, declara que este evento é apenas a abertura para o Uni+ que a partir da próxima semana estará sendo coordenado pelos professores e trará muitas atividades para os alunos. “Hoje é abertura mostrando este momento de descontração com um DJ. A partir da semana que vem, os professores já vão se reunir para coordenar jogos, mostra de talentos com música, encenação para a participação dos alunos”, explicou Renata.


Sobre os projetos Uni+, Uniarte e Saboreartes

O Uni+ é uma iniciativa de todos os professores para promover atividades pedagógicas de lazer aos alunos, surgiu a partir do projeto Uniarte coordenado pelo professor Salomão Habib que acontece ao longo do ano, assim como o Saborearte, também sob coordenação do professor Salomão, que mostra diferentes atividades artísticas produzidas pelos alunos ao longo do ano.

O professor Salomão ressalta que o Uniarte é um projeto constante desenvolvido com os alunos. “A gente sempre vincula as atividades do Uniarte com os temas e subtemas pedagógicos que os alunos veem ao longo do ano. São atividades artísticas, culturais, onde a gente usa a arte como ferramenta para o conhecimento interdisciplinar”.

Sobre o Saborearte, o professor ressalta que ele é apenas uma das vertentes do Uniarte e também costuma ocorrer nos intervalos. “No Saborearte, que é um projeto dentro do Uniarte, os próprios alunos representam cantam, atuam, fazem seus trabalhos e durante o horário do recreio eles são selecionados; eu faço o acompanhamento deles”.

O professor reforça que estes projetos não são para produzir mero eventos. Eles são uma ferramenta que acrescenta à formação educacional, cidadã e social dos alunos. “Evento por evento eles têm toda semana: festa de aniversários, baladas. O que a escola precisa fazer é informar, educar com alegria, com jovialidade, com novas tecnologias. Mas tendo como princípio básico a educação, não somente o lazer. O objetivo da escola é que até no momento de lazer esteja contido um cunho pedagógico”, reforça o professor.

Quanto às próximas semanas, os alunos da Serzedelo podem ficar preparados, pois, durante os intervalos, vai haver mais programação boa vindo por aí.



Texto: Fernanda Libdy


     

ver mais notícias